sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Segunda Postagem

Referêcia das Matérias:

Primeira Matéria: Projeto de manejo do pirarucu apresenta resultados positivos
Link para o site: http://www.wwf.org.br/informacoes/noticias_meio_ambiente_e_natureza/index.cfm?uNewsID=15440, consultado em 01.10.2008

Segunda Matéria: RPPN do Mato Grosso do Sul recebe prêmio de turismo
Link para o site: http://www.wwf.org.br/informacoes/noticias_meio_ambiente_e_natureza/index.cfm?uNewsID=15500




O Projeto Alto Purus capacitou pescadores locais
para implementar acordos de pesca na região,
que consistem na criação de normas para regular
a atividade, sua sustentabilidade e a reposição das
espécies.


Resumo das Matérias Jornalísticas:

Foi apresentado à sociedade na segunda Feira do Pirarucu Manejado, o sucesso do Projeto Alto Purus uma parceria entre WWF-Brasil, governo do Acre e comunidade do Município de Manoel Urbano. O projeto consiste na capacitação das comunidades nativas para o manejo do Pirarucu, incrementando as políticas públicas regionais, além de melhorar a renda das famílias. Este projeto também teve como fruto o normativo nº 1 de 30 de maio de 2008, do IBAMA, que proíbe a pesca do Pirarucu em todo estado do Acre que não for originário de plano de manejo a fim de preservar ecossistemas aquáticos e prover renda de forma sustentável aos pescadores.
Já a matéria seguinte, nos informa do prêmio ganho pela segunda vez consecutiva a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), denominada Recanto Ecológico Rio da Prata, localizada na Bacia do Prata, Pantanal MS, onde são desenvolvidas pesquisa científica, conservação e ecoturismo.

ANÀLISE CRÍTICA:

Vindo de encontro com livro de Sidney Grippi, no que tange a meio ambiente e cidadania, as matérias nos trás belas parcerias contemplando o meio ambiente e a sustentabilidade.
A primeira matéria é uma iniciativa que nasceu da parceria entre ONG, governo e sociedade organizada onde há benefício e conservação dos ecossistemas aquáticos, além do aumento de renda das famílias locais com sustentabilidade.
Na segunda matéria, o Recanto Ecológico do Rio da Prata, uma RPPN, que tem parceira do Programa Pantanal para Sempre do WWF-Brasil em ações de conservação no Mato Grosso do Sul, recebe o prêmio do Guia 4 Rodas; é mais um bom exemplo que serve de incentivo para que outras propriedades da região preservem a natureza com desenvolvimento sustentável. Parabéns!!!