sábado, 12 de abril de 2008

PCdoB aponta responsabilidades na degradação do meio ambiente

De Brasília - Márcia Xavier
Publicado em 11 de abril de 2008 às 11h40 no site http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=35800

Reflexão Crítica:
No seminário que o PCdoB realizou em Brasília para discutir meio ambiente e desenvolvimento, o presidente do Partido, Renato Rabelo, destacou que essa discussão deve ocorrer dentro de um contexto mundial e da realidade brasileira. Para ele, o tema não é puramente técnico, existem implicações política, ideológica, científica e tecnológica.
A crise ambiental no mundo exige enfrentamento, que deve considerar a causa dessa crise, que é o sistema econômico predominante – o sistema capitalista.
Ele chamou atenção para a velocidade com que a degradação do meio ambiente tem ocorrido. São mudanças profundas em um curto espaço de tempo.
Para o PCdoB, disse Rabelo, “a luta em defesa do meio ambiente não está separada e nem acima da luta do povo brasileiro por democracia, soberania e pelo desenvolvimento; e nem desligada da luta pelo socialismo – os nossos objetivos maiores”.

Análise Crítica:
Na descrição do texto, o autor mostra-se elucidativo quanto ao tema proposto, desenvolve o assunto de forma abrangente, buscando comunicar a relevância do tema com visão estratégica, compara diversas análises efetuadas do Brasil em relação aos demais Países.
O autor assume uma posição notadamente crítica na sua análise sobre o contexto mundial, destacando firme oposição às idéias e atitudes tomadas pelos Estados Unidos da América.
Observamos que a matéria aborda um tema atualmente muito debatido por todos os meios de comunicação devido à importância e graves conseqüências caso não sejam tomadas ações efetivas e conjuntas por todos.
Abordamos este conteúdo devido à sua importância para as Organizações Empresariais e, conseqüentemente à Administração de Recursos. Devemos aprender e agregar conhecimento com a discussão do tema, para que possamos contribuir de forma efetiva na busca de soluções dentro do nosso âmbito de atuação.